Dia 13 de janeiro abrem as inscrições do Prouni 2014!

O Ministério da Educação (MEC), divulgou que as inscrições para o Prouni 2014 começam dia 13 de janeiro, o documento contendo a portaria que regulamenta o processo seletivo do Prouni no 1˚ semestre de 2014 foi publicado nesta terça-feira (07) no Diário Oficial da União inclusive constando o cronograma completo do Prouni 2014 com as datas referentes ao processo de seleção.

As inscrições acontecerão de 13 de janeiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 17 de janeiro, horário oficial de Brasília-DF, e devem ser feitas através do site http://prouniportal.mec.gov.br/. No ato da inscrição do Prouni o candidato deverá informar seu número de inscrição e senha cadastrada no Enem 2013, também o candidato deverá informar um e-mail válido.

O estudante deverá informar duas opções de curso, sendo que o sistema do Prouni 2014 automaticamente dará prioridade à primeira opção de curso do candidato, entenda-se por opção curso: o nome da Instituição de Ensino Superior (IES), o nome do curso, o turno do curso e o tipo bolsa parcial integral ou parcial de 50% (veja abaixo os critérios para concorrer a bolsa integral).

Cronograma do Prouni 2014

Depois do período de inscrições, que vai de 13 a 17 de janeiro, o MEC divulgará a primeira e segunda chamadas para os pré-selecionados, elas podem ser consultadas no portal do Prouni, no endereço http://prouniportal.mec.gov.br/

  • Primeira chamada: 20 de janeiro de 2014.
  • Segunda chamada: 3 de fevereiro de 2014.

O candidato pré-selecionado na primeira ou segunda chamada deverá comparecer na IES levando toda a documentação necessária para aferição das informações prestadas, além disso a IES ainda pode aplicar um processo de seleção próprio. Na própria página de inscrições do Prouni 2014 é mostrado ao candidato a relação da documentação necessária e é imprescindível que o candidato a tenha em mãos dentro do prazo abaixo para apresentação à IES.

  • Primeira chamada: 20 a 24 de janeiro de 2014.
  • Segunda chamada: 3 a 6 de fevereiro de 2014.

Os candidatos que não forem selecionadas em nenhumas das duas chamadas (20 de janeiro ou 3 de fevereiro), podem participar da lista de espera do Prouni 2014, que estará com suas inscrições abertas em 13 e 14 de fevereiro, também no endereço http://prouniportal.mec.gov.br/.

É importante que os candidatos saibam que todos os prazos anunciados são improrrogáveis, e a observância das datas é de inteira responsabilidade dos próprios candidatos.

Os candidatos que ainda tiverem alguma dúvida sobre o processo de seleção do Prouni 2014, inclusive dúvidas sobre se estão aptos ou não a se inscreverem para concorrer a uma bolsa de estudos do Prouni 2014, de 13 a 17 de janeiro, podem a qualquer momento entrar em contato com o MEC através do telefone 0800 616161 ou através de uma abertura de demanda de Solicitação de Informações.

Requisitos para a inscrição no Prouni 2014

Somente poderá se inscrever no Prouni 2014 o candidato preencha alguns requisitos obrigatórios, inclusive socioeconômicos. O candidato pode até efetuar sua inscrição no Prouni 2014, entretanto caso consiga a bolsa, terá que comprovar as condições exigidas, que basicamente são:

  1. Ter feito o Enem 2013 (as edições anteriores não valem) e ter obtido mais de 450 pontos na média geral das 5 provas (e não ter zerado a redação)
  2. Ter renda per capta de no máximo 1,5 salários mínimos (para bolsa integral ou parcial de 50%) ou de no máximo 3 salários mínimos (para bolsa parcial de 50%)
  3. ter cursado todo o ensino médio em escola pública; OU
    ter estudado em escola privada na condição de bolsista integral; OU
    ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte em escola privada na condição de bolsista integral; OU
    ser pessoa com deficiência; OU
    ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.