5 dicas para conseguir uma vaga no Prouni 2014

Se você é um dos milhares de estudantes que pretendem conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni 2014, veja algumas dicas simples que vão ajudá-lo a alcançar sua vaga. O Programa Universidade Para Todos (Prouni) do Governo Federal é um programa que oferece bolsas de estudo gratuitas ou com 50% de desconto em faculdades particulares do país a estudantes que se encaixem nos critérios pré-estabelecidos.

Em janeiro e junho deste ano aconteceram as inscrições e chamadas para o Prouni 2013 referentes ao primeiro e segundo semestre, mas milhares de estudantes que se candidataram não conseguiram uma vaga no curso desejado. Outros ainda tentarão uma vaga pela primeira vez no Prouni 2014 e se perguntam se é difícil conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni.

dicas para passar no Prouni 2014

Veja abaixo 5 dicas para conseguir uma vaga no Prouni 2014, são dicas simples, mas essenciais principalmente para os candidatos que vão tentar o Prouni pela primeira vez em 2014.

- Entenda as regras do Prouni

Será impossível participar do Prouni 2014, se você não entende as regras básicas do Programa, algumas pessoas, por exemplo, ainda têm dúvidas se precisa fazer o Enem para fazer o Prouni! Outros ainda chegam a se inscrever no Prouni mas desconhecem os critérios de renda estabelecidos ou a obrigatoriedade de ter estudado em escola pública todo o ensino médio (ou como bolsista integral em escola particular).Então, antes de tudo, dedique alguns minutos do seu tempo a entender como funciona o Prouni e quem poderá se inscrever no Prouni 2014.

- Faça uma boa prova do Enem

Agora que você já sabe como funciona o Prouni, deve saber também que deve conseguir um mínimo de 450 pontos na prova do Enem 2013, quanto mais alta essa nota, maiores serão suas chances de conseguir uma vaga no Prouni 2014. Muitos estudantes passam meses a fio estudando para o Enem, fazem cursinhos, simulados… e na hora da prova dão o melhor de si. Se esse é seu objetivo, passar no Prouni 2014, dedique-se a fazer uma boa prova no Enem 2013.

Organize seus estudos, estude pela internet, faça cursinhos, leia apostilas, faça simulados, estude sozinho ou em grupo, crie a metodologia de estudo que mais lhe agrada, existe muito material de estudo gratuito ou a preços baixos pela internet, o importante é a sua dedicação. Pense positivo, existem milhares de vagas disponíveis pelo Prouni e você só precisa de uma, não é preciso ser um gênio, não é preciso fechar a prova, apenas estude dentro dos seus limites e você estará confiante no momento da prova.

- Fique atento aos prazos

O cronograma do Prouni 2014 só deverá ser divulgado dias antes do início das provas, o que deve acontecer provavelmente no início de janeiro de 2014. Já nos primeiros dias do ano, fique atento à divulgação dos prazos, o prazo para as inscrições geralmente dura 5 dias e os outros prazos (prazo para comprovação das inscrições, prazo para a lista de espera, etc) também são bastantes apertados, além disso pode acontecer imprevistos então não deixe para a última hora, é sua bolsa de estudos que está em jogo.

- A escolha do curso faz toda a diferença

No ato da inscrição do Prouni 2014 o candidato deverá escolher dois cursos (em duas faculdades) para se candidatar, sendo que a primeira opção é a principal. A escolha do curso pode determinar suas chances de conseguir uma bolsa, isso porque alguns cursos e instituições são mais concorridos que outros. Normalmente cursos de Medicina e as Engenharias são mais concorridos que cursos como Pedagogia e Administração, estes primeiros geralmente tem as notas de corte maiores e dependendo da sua opção de curso, o sistema já indica automaticamente que você já entrará na concorrência desclassificado. Outro fator que deve ser analisado é a quantidade de vagas disponíveis para aquele curso/faculdade que você escolheu.

- Monitore a nota de corte na inscrição

É importante que o candidato monitore sua inscrição até o último dia, pois enquanto as inscrições estão em curso, a nota de corte do curso que você escolheu deverá mudar, e você pode descobrir que já não tem mais chances de conseguir uma vaga pelo curso que você escolheu, nessa hora você deve considerar trocar sua opção de curso para um que tenha uma nota de corte menor, mesmo que ainda permaneça acima da sua, assim terá mais chances na lista de espera.

- Dica bônus: Não menospreze a lista de espera

Se você não conseguir a bolsa na primeira nem na segunda chamada do Prouni 2014, você ainda tem uma última e grande chance que é a lista de espera. A lista de espera não é “automática” como as primeiras chamadas, somente estarão na lista de espera aqueles candidatos que manifestarem interesse, muitos deixam de essa opção de lado, o que faz com que aqueles que se inscrevem na lista de espera enfrentem uma concorrência bem menor quando do surgimento de uma vaga. Lembre-se também que o candidato que se inscreve na lista de espera deve consultar as chamadas da lista de espera, muitos candidatos se inscrevem na lista de espera e depois esquecem de verificar se foram contemplados com a bolsa, deixando a vaga para o próxima da lista.

Conclusão

Qualquer pessoa, que se encaixe dentro das regras, pode conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni 2014, não é nenhuma missão impossível. O candidato terá sim que se dedicar para obter uma boa nota no Enem 2013 e conhecer as regras básicas do programa. Lembre-se que outros milhares de candidatos estão na mesma posição que você, e nesse momento é seu esforço individual que vai fazer toda a diferença.