Enem 2013 e Prouni 2014

O Enem 2013 é a porta de entrada para o Prouni 2014

O Prouni (Programa Universidade para Todos) deste ano teve sua edição encerrada, mas isso não quer dizer que a esperança acabou, pois em 26 e 27 de outubro deste ano ocorrerá o maior vestibular do país: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, ele é sua porta de entrada para fazer sua inscrição no Prouni 2014.

O Enem é a forma pela qual os estudantes podem conseguir as bolsas do Prouni e é com base nos resultados desta edição do Enem 2013 que se darão as notas de corte para o Prouni 2014, bem como para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2014, e o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) 2014.

O Enem é tomado pelo governo federal como medida para avaliar o ensino médio no país, e também para selecionar os estudantes que estão aptos a entrar em uma faculdade através do Prouni ou Sisu. O exame vem no início como uma forma avaliativa e logo se tornou no maior vestibular que se tem no Brasil.

Ele é composto por 180 questões e duas redações, realizado em dois dias consecutivos, ele mede não só o nível de conhecimento, mas também o nível cultural, lógico e argumentativo de cada participante. O Enem no seu início era muito diferente do padrão de hoje, contando com 63 questões e uma redação, e ainda não servia para processo seletivo nas faculdades.

Enem 2013: redação será mais rigorosa

Hoje com os programas Sisu e Prouni há uma necessidade de um processo seletivo mais rigoroso. Por isso para este ano o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) juntamente com o Ministério da Educação vem investindo em cursos para capacitar os corretores e aplicadores do Enem 2013, bem como estabelecer novas regras em que irá selecionar ainda mais os candidatos. E uma das regras para este ano é anulação das redações que trazerem no seu conteúdo expressões pejorativas como receitas, letras de hino de time de futebol entre outros.

Visto isso é necessário que aproveite esse momento para estudar e se preparar para o Enem 2013 que acontecerá dias 26 e 27 de outubro, buscando na matriz de referencia os conteúdos que serão abordados, bem como ler bastante, principalmente jornais e revistas que trazem as noticias do cotidiano, pois serão questões como estas que podem cair na prova, e para conseguir uma vaga no Prouni 2014 é essencial que consiga uma boa prova.

Além disso, é importante o aluno acompanhar todas as noticias sobre o Enem, a exemplo disso é a liminar que foi indeferida recentemente pela Justiça, essa liminar defendia o direito dos estudantes a terem acesso ao espelho da redação juntamente com os resultados da prova.

Lembrando que os alunos que obtiverem uma nota superior a 450 pontos e não ter zerado a redação terá, em meados de janeiro, o direito de se inscrever novamente no Prouni e a concorrer a uma vaga em uma faculdade para bolsas integrais ou parciais.