Fiz o Enem 2013 e agora como me inscrever no Prouni 2014?

Fez o Enem? Veja como inscrever no Prouni 2014

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa criada pelo Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC). O programa oferece bolsas para os estudantes que desejam ingressar em instituições privadas de nível superior, em cursos de graduação ou até mesmo em alguma formação específica.

As bolsas oferecidas são parciais ou integrais. Para concorrer a uma vaga o estudante deverá ter feito o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) 2013, além de ter atingido a pontuação mínima na prova, que é de 450 pontos, enquanto a nota da redação deverá ser acima de zero.

O Prouni oferece bolsa integral para os alunos que possuem renda familiar de até um salário mínimo e meio. O cálculo para esse valor é somado com a renda de todas as pessoas que convivem na mesma casa, não podendo ultrapassar R$ 1.017,00 por indivíduo. Caso o valor estipulado ultrapasse, ou ele for maior que um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos, o estudante irá concorrer à bolsa parcial com o valor de até 50% na mensalidade da faculdade escolhida.

Além da renda, o candidato deverá ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou privada com bolsa integral da própria instituição. Ele pode também ter cursado parcialmente o ensino médio em escola da rede pública e parcialmente em uma instituição particular sendo ele bolsista integral, possuir alguma deficiência ou até mesmo ser professor da rede pública de ensino básico que esteja exercendo o magistério e deseja ingressar na Universidade para estudar cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Inscrições começam em janeiro de 2014

As inscrições para o Prouni são realizadas exclusivamente pela internet, através do site http://prouniportal.mec.gov.br/ e as datas para o início acontecem geralmente no início do ano, no caso janeiro de 2014. No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o curso que deseja cursar e também escolher até duas instituições de ensino. Além disso, a nota do Enem também é utilizada para os estudantes concorrerem a uma bolsa pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Caso você não seja chamado nas primeiras etapas de convocações, que acontecem entre janeiro e fevereiro de 2013, poderá se inscrever novamente no segundo semestre, onde haverá nova etapa de chamadas para os alunos que desejam uma vaga pelo Prouni.

A bolsa de estudo irá acompanhar o estudante até o final do curso escolhido, seja ele de 3, 4 ou até 5 anos. E para não perder a bolsa é necessário atingir uma a provação em pelo menos 75% das disciplinas.

O Prouni também reserva bolsas (cotas) para as pessoas que, no ato da inscrição, se declaram como negro, pardo, índio ou com alguma deficiência e a mesma forma de notas é aplicadas para elas, que também devem cumprir os outros requisitos para se candidatarem a bolsas pelo Prouni.

Quando o prazo de inscrição encerrar, o sistema irá apresentar a classificação dos estudantes de acordo com as notas obtidas no Enem. Os candidatos serão pré-selecionados em um dos cursos desejados, e conforme as instruções do site, deverão comparecer à instituição para efetivação da matrícula.