Informações sobre o Prouni 2014

O Programa Universidade Para Todos, mais conhecido como Prouni, é tido como um trunfo do Governo Federal no que se refere a ações efetivas para melhoria da educação no Brasil. Todos os anos o Ministério da Educação abre o processo seletivo de inscrições para o programa, o Prouni 2014 terá suas inscrições abertas em janeiro de 2014 entretanto no final do ano de 2012 já deve começar a expectativa dos estudantes em relação ao processo de inscrição do Prouni 2014, o que deve acabar gerando uma grande corrida a procura de informações sobre o Prouni 2014.

O Prouni foi criado em 2004 e desde então vem cumprindo de maneira satisfatória sua premissa que é a concessão de bolsas de estudo em faculdades privadas para estudantes de todo o Brasil. Evidentemente o Brasil, assim como os demais países, não tem vagas o suficiente em universidades federais para suprimir a demanda de profissionais que o país precisa. O Prouni vem justamente para dar oportunidade aos estudantes carentes de poder cursar uma faculdade, pois até então, grande parte das vagas era ocupada por estudantes de escolas particulares.

Para saber se você pode ou não se inscrever no Prouni 2014, existem duas informações cruciais sobre o programa que qualquer candidato precisa saber:

Informações Prouni 2014

1. A data de início e fim das inscrições 

O prazo para as inscrições é improrrogável, ou seja, o estudante que, por qualquer motivo que seja, não conseguiu efetuar sua inscrição na data divulgada pelo MEC, perderá o direito de tentar uma vaga. O estudante que não fizer inscrição em janeiro de 2014, poderá realizar sua inscrição em junho de 2014, quando deverá ocorrer novo processo seletivo, entretanto a maioria das vagas é distribuída em janeiro, por isso é muito importante que o candidato não perca o prazo de inscrições. Como de costume, o cronograma do Prouni 2014 deverá ser divulgado apenas poucos dias antes do início das inscrições, que deve ocorrer em meados de janeiro de 2014.

2. Os requisitos obrigatórios que o candidato deve se encaixar para concorrer a uma das bolsas oferecidas

O Prouni 2014 é um programa voltado a estudantes carentes, por esse motivo, para concorrer a uma das bolsas, o candidato obrigatoriamente deve se encaixar em alguns critérios, esses critérios foram estabelecidos pelo Governo e determinam se o estudante realmente satisfaz os critérios de carência da sociedade.

Além dos critérios socioeconômicos que o candidato deve preencher, existe outra obrigatoriedade para os candidatos que pretendem conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni 2014, que é a realização do Enem 2013. Essa informação é muito importante, pois o candidato só pode fazer sua inscrição no Prouni caso tenha feito a prova do Enem do ano anterior pois é a nota do Enem 2013 que vai classificar o candidato no processo seletivo do Prouni 2014.

Enquanto não são abertas as inscrições, os futuros candidatos ao Prouni 2014 devem se preparar o máximo possível para as provas do Enem 2013, que tem o prazo de inscrições de 13 a 27 de maio, as provas serão aplicadas em 26 e 27 de outubro.

E você, tem alguma dúvida sobre o Prouni 2014? Deixe abaixo sua pergunta.